Como escolher o papel certo para imprimir suas fotos

O texto abaixo é de autoria de CarlosValle20, na página http://guia.mercadolivre.com.br e pode fornecer uma sóbria luz na muitas vezes difícil decisão de escolher o tipo de papel adequado para imprimir fotos. Principalmente, se somos usuárioss domésticos.

Se você tem uma impressora jato de tinta doméstica, já deve ter se deparado com a grande variedade de papéis para impressão disponíveis no mercado. A HP fabrica 35 tipos, divididos em cinco categorias. Já a Kodak tem dez tipos, três deles à venda no Brasil. As principais diferenças entre eles são tamanho, gramatura, acabamento (fosco, brilhante, acetinado, etc) e preço.

Cada tipo de acabamento tem um custo. Os papéis de impressão diária têm preço mais baixo, mas o acabamento deles é menos brilhante e bonito do que os de papéis chamados premium. (...)

De acordo com os fabricantes, não há diferença entre eles quando o assunto é durabilidade. Os papéis são desenvolvidos de modo a reter a impressão da foto por anos e anos ? no mínimo 50 anos, no caso daKodak. HP e Kodak garantem que mesmo que caia água sobre a fotografia, a imagem não borrará.

O consumo de tinta na hora da impressão é o mesmo, independente do papel usado pelo consumidor, porque é o cartucho da impressora que define a quantidade de tinta que será liberada para realizar determinada impressão. Segundo a executiva da HP , o tempo de secagem também não sofre alterações em função do tipo de papel. O papel vai influenciar, sim, na definição da foto, ensina.

Papéis brilhantes, como o nome diz, ressaltam cores das fotos. Já os foscos, destacam detalhes das imagens. A dica dos fabricantes é básica: leia as embalagens dos produtos, porque elas trazem informações básicas sobre os casos mais indicados para uso de cada papel. A escolha entre um papel fosco e um brilhante é questão de gosto do consumidor. Tem gente que quer destacar mais os detalhes, outras pessoas preferem cores mais vivas. (...)

Tamanho é documento

O tamanho ideal de papel para imprimir suas fotos depende, diretamente, da resolução da imagem. Se você fez uma foto em baixa resolução, nem adianta tentar imprimi-la em um papel grande. A regra é simples: para imprimir uma foto 10x15, o ideal é ter um arquivo de, pelo menos, trêsmegapixels. Menos que isso, a qualidade ficará comprometida.

Quanto maior a gramatura do papel, melhor será a qualidade da imagem impressa. À medida que aumenta a gramatura, há melhorias na nitidez e no brilho das cores. A Kodak relaciona a gramatura do papel ao uso pretendido pelos consumidores. Papéis com maior gramatura são indicados para impressões com qualidade profissional.

O diretor da Kodak ensina que o primeiro fator a ser levado em consideração é escolher um papel de qualidade, que garanta a durabilidade da fotografia. A segunda dica é pensar na qualidade da foto que resultará da impressão. Se o consumidor quer uma cópia profissional, tem que optar por um papel com maior gramatura, um papel ultra premium. Mas se ele quer uma cópia mais simples, pode optar por um papel de menor gramatura, orienta.

Em terceiro lugar, o executivo aconselha o usuário a avaliar a relação custo-benefício da impressão. Se ele imprime muitas fotos, pode ser melhor escolher um papel mais simples, chamado de every day na HP, que tem qualidade, mas seu preço é menor. Mas se ele quer imprimir uma foto especial, aí, sugiro a escolha de um papel premium, completa Gerlinde.

Tanto Kodak quanto HP oferecem pacotes de papel com diferentes números de folhas. Dessa forma, na hora da compra vale calcular o preço por folha. No caso da HP , há opções no mercado que reúnem tinta e papel e podem render uma boa economia. As duas empresas também informam que se o consumidor usar papel e impressora da mesma marca, o resultado final será melhor.

0 comentários: